
Foto: Arte do acervo da Proex.
O dia de hoje é dedicado a celebrar o Dia da Saúde e Nutrição em todos país. Tanto para enfatizar sobre a importância de uma alimentação saudável, como para explanar também sobre o bem-estar e qualidade de vida que a sociedade precisa adotar diariamente.
O nossos Nutricionistas, Judith Rodrigues, Luana Oliveira e Carlos Felipe, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA (PROEX), separaram dicas valiosas para um dia a dia mais saudável. Confira as dicas a seguir:
Nutricionista Judith Rodrigues:
1. Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões;
2. Beber bastante água;
3. Reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
4. Praticar exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após avaliação médica;
5. Dormir pelo menos 8h num período de 24h.
6. Evitar o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;
Nutricionista Luana Oliveira:
A Nutricionista Funcional foca em promover a saúde de maneira integral, considerando alimentação, aspectos físicos, emocionais e ambientais.
1. Uma alimentação que atenda às necessidades individuais do organismo, Isso envolve consumir alimentos frescos, se possível orgânicos, ricos em nutrientes e com baixo nível de processamento.
2.Equilíbrio do Microbioma Intestinal: Priorizando alimentos de origem vegetal e ruduzindo o consumo de produtos alimentícios industrializados.
3.Controle do Estresse e Saúde Emocional: A saúde emocional está diretamente ligada à saúde física. Praticar meditação, atividades físicas e até o consumo de alimentos que ajudam a regular o sistema nervoso (como alimentos ricos em magnésio e vitaminas do complexo B), são recomendadas.
4.Exercício Físico Regular: A nutrição sugere que o exercício deve ser adaptado ao indivíduo, considerando suas necessidades e limitações.
5.Sono de Qualidade: O descanso é crucial para o equilíbrio hormonal e fortalecimento do sistema imunológico. Orienta-se a evitar alimentos estimulantes à noite, manter um horário regular para dormir e criar um ambiente propício ao descanso.
Esses pilares trabalham de forma integrada, buscando não apenas tratar sintomas, mas prevenir doenças e promover uma saúde de longo prazo.
Nutricionista Carlos Felipe:
1.O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) pode ser eficaz na queima de caloras.
2.Gorduras são essenciais para a produção de hormônios e saúde geral.
3.Inclua gorduras saudáveis de fontes como abacates, nozes, sementes e azeite de oliva.
4.Cutting: Crie um déficit calórico para perder gordura corporal preservando a massa muscular.
5.Altos níveis de estresse podem impactar negativamente o crescimento muscular.
Matéria: Maiara Cristina.