Foto: Arte da PROEX.

No dia 21 de março, comemora-se o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, que tem o objetivo de reconhecer a batalha e as conquistas por direitos sociais. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, ocorrido na África do Sul, em 1960.

Durante o apartheid, cerca de 20 mil pessoas negras protestavam pacificamente contra a instituição da Lei do Passe, que obrigava os negros a portarem cartões de identificação especificando os locais para onde poderiam ir. Tropas do exército local atiraram contra os manifestantes, deixando 186 pessoas feridas e 69 mortas.

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA (PROEX), ressalta a importância de lutarmos contra a discriminação racial e enfatiza que esta data serve para relembrarmos as fases perversas do racismo e para compreender por que buscamos sua erradicação.

O preconceito gera problemas que vão além da cor da pele, dificultando o acesso dessas pessoas à saúde, ao mercado de trabalho e às condições dignas de vida. A discriminação racial perpetua a desigualdade, e precisamos intensificar nossos esforços para a construção de uma sociedade mais igualitária!

Matéria: Larissa Serrão.

Categorias: Calendário