
Arte acervo Proex.
CALENDÁRIOI
No mês de fevereiro, as cores roxo e laranja assumem um papel importante de conscientização sobre doenças crônicas. A cor roxa simboliza as doenças neurológicas como a Fibromialgia, Lúpus, Alzheimer, entre outras, essas enfermidades afetam milhões de pessoas em todo o mundo, impactando não apenas a saúde dos pacientes, mas também suas relações familiares e sociais. Já cor laranja representa a leucemia, um tipo de câncer que afeta as células sanguíneas. A campanha procura informar sobre os diferentes tipos de leucemia, seus sintomas e tratamentos disponíveis. Também destaca a importância da doação de sangue e de medula óssea, fundamentais para muitos pacientes que enfrentam a doença.
• Lúpus
O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo causando inflamação nos rins, pulmões, pele e articulação. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (LES) é a forma mais séria da doença e também a mais comum, afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.
• Fibromialgia
Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou até mesmo uma infecção. O motivo pelo qual pessoas desenvolvem a doença ainda é desconhecido. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.
• Alzheimer
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade, sendo que 6% por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).
• Leucemia
Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.
A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.
A campanha tem como objetivo educar o público, promover a compreensão e apoiar pessoas afetadas por essas doenças. Ela destaca a importância do diagnóstico precoce, do acesso a tratamentos adequado e do suporte às famílias que lidam com essas condições, além disso, promove a conscientização sobre a necessidade de pesquisas contínuas para encontrar novas terapias e eventualmente a cura para essas doenças. Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2024, houve um aumento de 8% nos diagnósticos precoces de doenças autoimunes e neurodegenerativas em comparação ao ano anterior, o que reforça o papel das iniciativas de conscientização. Além disso, o registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) detectou um crescimento de 6% no número de novos cadastros, demonstrando maior adesão à causa
´´Essas Campanhas têm um papel fundamental para educar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e do cuidado contínuo, especialmente em doenças complexas. As ações ajudam a desmistificar as condições, combatem o estigma e promovem acesso ao tratamento em regiões onde a informação é mais limitada´´, destaca o professor da Universidade Tiradentes (Unit), Matheus Todt Aragão.
A Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) vem reforçar a presente campanha, como também trabalhar na sensibilização de uma sociedade mais informada e engajada, destacando a relevância da prevenção, do diagnóstico precoce, das estratégias eficazes de combate e do tratamento apropriado.
Texto: Larissa Serrão e Maiara Cristina.