A Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA) abre inscrições para dois projetos de extensão. O primeiro é o “Teatro lambe-lambe: estudo e prática”, que visa contribuir para a propagação da técnica da caixa cênica em miniatura no Amazonas. O segundo é o “Ateliê de escritura dramática infantil”, que busca oportunizar espaço de experimentação e revelar novos talentos para a expansão da dramaturgia infantil no Amazonas. As inscrições são gratuitas e encerram nos dias 2 e 3 de junho, respectivamente. Os cursos são para maiores de 18 anos e serão realizados pela plataforma Google Meet.

Teatro lambe-lambe: estudo e prática

O lambe-lambe trata-se de uma linguagem recente no âmbito das formas animadas. É um teatro em miniatura com toda a complexidade de um palco em tamanho natural. Pela condição de caixa cênica em miniatura, cada sessão é apresentada a uma ou duas pessoas somente. Por se tratar de uma miniatura, apresenta-se como uma potente estratégia de acesso às comunidades menos assistidas por produções teatrais convencionais. É bastante exigente e perfeccionista no que tange às habilidades de manipulação e cenotécnica, pois, habitualmente é encenado por uma única pessoa e cada exibição varia entre 3 a 10 minutos.

Dessa forma, o projeto “Teatro lambe-lambe: estudo e prática” se destina a discentes da UEA, professores da Educação Básica, artistas e demais interessados, maiores de 18 anos. O projeto acontecerá de forma remota, pelo Google Meet, às segundas-feiras, das 18h30 às 20h, durante 12 meses. Com emissão de certificados fornecidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UEA, as inscrições encerram no dia 3 de junho.

Ateliê de escritura dramática infantil

A escritura dramática é um exercício lúdico, tanto para dramaturgos e encenadores, quanto para os espectadores. Há poucos autores dedicados à dramaturgia infantil e, menos ainda, estudiosos que se aprofundam na pesquisa. Dessa forma, o projeto pretende preencher essa lacuna e desenvolver-se pelo viés do estudo e da experimentação que realizará.

O “Ateliê de escritura dramática infantil” acontecerá pelo Google Meet, todas as quartas-feiras, das 18h30 às 20h, ao longo de 12 meses. Assim como o primeiro projeto, este oferta emissão de certificados e as transmissões têm como público-alvo pedagogos, professores da educação básica, artistas, professores da UEA e demais interessados, maiores de 18 anos. As inscrições encerram no dia 02 de junho.

Para participar dos projetos, inscreva-se pelos links abaixo.

Link de Inscrições – Teatro lambe-lambe: estudo e prática

Link de inscrições – Ateliê de escritura dramática infantil

Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA

Nara Zeitune · 2 de junho de 2021 às 08:35

Em fazer o curso Lambe Lambe e o de dramaturgia

Jeanette Botelho Cavalcanti de Albuquerque · 2 de junho de 2021 às 12:17

Gosto da possibilidade de me aprimorar a distância.

Fatima Araujo · 7 de junho de 2021 às 19:43

Olá, mandei um e-mail para vcs.
aguardo respostas

Cursos Profissionalizantes · 2 de dezembro de 2021 às 18:45

Aqui é a Aline Xavier, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.

Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.